Se você me perguntar: Qual tipo de site gera mais resultado?
Resposta: Depende do seu objetivo! O site ideal deve utilizar ferramentas, recursos e técnicas capazes de torná-lo bonito, funcional e de gerar negócios, afinal, nenhuma empresa sobrevive sem gerar receita, e pra isso precisa vender seus produtos e/ou serviços, porém, existe um tipo de site ideal para cada objetivo.
Calma, que te explico em detalhes neste artigo. Primeiro, de forma resumida para facilitar seu entendimento:
Se seu objetivo é gerar autoridade e valor para sua marca, um lindo SITE INSTITUCIONAL é o ideal, de preferência com uma sessão de BLOG.
Os BLOGS cumprem o mesmo papel do site institucional, mudando apenas a estrutura e o formato estético (layout).
Para gerar “leads” vindos de anúncios, o ideal é uma LANDING PAGE bem estruturada. Leads são usuários que deixam suas informações de contato de forma espontânea ou estimulada em algum formulário presente na página, ou clicam no botão para falar diretamente no WhatsApp.
Para venda de produtos existem dois tipos: PÁGINAS DE VENDAS (landing page para venda de um único produto) ou LOJAS VIRTUAIS / ECOMMERCE (vários produtos).
Já para cursos online, gratuitos ou pagos, o ideal é a criação de uma plataforma EAD (Ensino à Distância).
Após esse apanhado geral de forma resumida, vamos detalhar melhor cada tipo de site:
SITE INSTITUCIONAL / PROFISSIONAL
É o tipo de site utilizado para empresas ou profissionais liberais com o objetivo de GERAR AUTORIDADE, CONEXÃO, CONFIANÇA, falando sobre sua história, trajetória, valores, objetivos, demonstrando que é especialista no seu nicho de atuação, atraindo audiência de forma orgânica, principalmente através de posts (artigos) escritos com profundidade.
BLOGS
São formatos de sites voltados para publicações escritas (posts), podendo ser do tipo notícias ou artigos voltados para o seu nicho de atuação. Muito utilizado por profissionais liberais e veículos de comunicação (jornais, revistas e portais de notícias). Pode também ser implementado dentro de outras estuturas de sites, como os institucionais.
LANDING PAGES
São páginas que na sua essência precisam cumprir o objetivo de CONVERSÃO, seja gerando leads ou vendas. Uma boa landing page precisa conter alguns dos principais elementos. São eles: título chamativo com uma promessa forte; VSL – vídeo sobre o produto ou serviço; botões de CTA posicionados de forma estratégica; prova social (prints, depoimentos, avaliações dos clientes); oferta muito boa (promoção, descontos, bônus, etc.); uso de técnicas para despertar outros gatilhos mentais importantes, como por exemplo a escassez (oferta por tempo limitado, poucas unidades, etc.). Tudo tem que ser muito bem estruturado e utilizar técnicas já validadas no marketing digital.
LOJAS VIRTUAIS / ECOMMERCE
Como o próprio nome sugere, é um site de venda de produtos, contendo uma “vitrine virtual” para mostrar o produto da melhor forma, colocar no carrinho e realizar a venda através de gateways de pagamento (Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, Stripe, etc.), integrado aos Correios, transportadoras ou outras formas de envio para cálculo do frete, tudo isso de forma automatizada.
EAD
As plataformas de EAD (Ensino à Distância) possuem como principal funcionalidade criar um ambiente virtual de ensino, organizando o conteúdo (seja ele em vídeo ou texto) de forma segura, com acesso restrito aos alunos cadastrados, com integração de gateways de pagamento para venda dos cursos e liberação imediata após conclusão da operação financeira, tudo de forma automatizada, podendo também implementar avaliações e testes de conhecimento ao final de cada módulo.
CONCLUSÃO
Independente do tipo de site ideal para o seu negócio, ele precisa ser RÁPIDO, SEGURO e OTIMIZADO para o Google, principal motor de busca da internet. Para isso, é necessário que seja desenvolvido por um especialista, que irá garantir que tudo seja feito da forma correta, corrigindo eventuais bugs que podem acontecer durante o processo de desenvolvimento e implementando os recursos necessários.
E então? Qual o tipo de site é o ideal para o seu negócio? Deixe seu comentário.
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